domingo, 1 de agosto de 2010

Como posso controlar meus gastos?

“Muitas vezes noto que estou querendo comprar algo só porque está em promoção. Algo de que na verdade não preciso e que provavelmente nem posso comprar.” — Anna, Brasil.

“Às vezes meus amigos me convidam para sair e fazer coisas que envolvem gastar muito dinheiro. Eu quero estar com eles e me divertir. Ninguém gosta de dizer: ‘Não posso ir porque não tenho dinheiro.’” — Joan, Austrália.

VOCÊ acha que nunca tem dinheiro suficiente para gastar? Se ao menos a sua mesada fosse um pouco maior, poderia comprar aquele jogo que você tanto quer. Se tivesse um salário melhor, você poderia comprar aqueles sapatos de que “precisa”. No entanto, em vez de se preocupar com o dinheiro que não tem, por que não aprende a controlar o dinheiro que recebe?

Se você for um jovem que mora com os pais, talvez pense em esperar até sair de casa para aprender a administrar seu dinheiro. Mas isso seria igual a pular de um avião sem antes ter aprendido a usar um pára-quedas. É verdade que uma pessoa talvez descobrisse como usá-lo enquanto cai rapidamente para a terra. Mas teria sido muito melhor se, antes de pular, tivesse aprendido os princípios básicos de seu funcionamento.

Da mesma forma, a melhor época para aprender a administrar dinheiro é antes de se confrontar com as duras realidades financeiras da vida. “O dinheiro é para proteção”, escreveu o Rei Salomão. (Eclesiastes 7:12) Mas só será assim se você aprender a controlar seus gastos. Isso fará com que se sinta mais confiante, e aumentará o respeito que seus pais têm por você.

Nenhum comentário: