quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Papel do Dólar Depois da Segunda Guerra Mundial

Os EUA saíram da Segunda Guerra Mundial como a nação mais rica da terra. Devido a suas enormes reservas de ouro, o dólar se tornou a base das taxas fixas de câmbio internacional. Em outras palavras, o valor exato de outras moedas era expresso em termos de seu valor comparado ao dólar dos EUA, lastrado no ouro.

Por certo tempo, isto apresentava vantagens. As fábricas estadunidenses não foram destruídas na guerra, como o foram as da Europa. A Europa precisava dos produtos estadunidenses. Os EUA precisavam manter empregadas suas enormes forças de trabalho do tempo de guerra. Uma taxa fixa de câmbio entre várias moedas, baseadas no dólar, apressou a reconstrução do mundo assolado pela guerra. Grandes firmas estadunidenses podiam comprar e vender de forma internacional, sabendo que as moedas estrangeiras permaneceriam bem estáveis em seu valor por certo tempo.

Durante alguns anos do após-guerra, os EUA prosperaram. Ricas firmas vendiam a antigos aliados e inimigos no ultramar. Ao prosperarem os negócios estadunidenses, estes, por sua vez, trouxeram ao governo dos EUA maiores rendas.

Daí, o que aconteceu que inverteu este processo? Por que o dólar declinou de valor?

Nenhum comentário: