segunda-feira, 19 de abril de 2010

Uma espécie de loteria?

Em vista dos riscos associados com a bolsa, será que comprar ações equivale à jogatina? Quase todos os investimentos financeiros acarretam certa medida de risco. Algumas pessoas compram imóveis sem saber se o valor da propriedade vai aumentar ou diminuir com o tempo. Outras depositam dinheiro num banco, confiando que suas economias estão seguras. Embora o mercado de ações seja mais complexo, em termos simples, a pessoa que investe na bolsa está comprando títulos de uma empresa na esperança de que ela prospere e que as ações se valorizem.

Tal investimento é diferente de jogatina porque o acionista se torna co-proprietário da empresa. Esses títulos podem ser vendidos ou retidos na esperança de que valorizem no futuro. É diferente de uma pessoa que aposta dinheiro num cassino ou num jogo de azar. Contrariando todas as probabilidades, o jogador procura predizer um resultado incerto e ganhar à custa de outros apostadores.

Quanto risco deve um investidor aceitar? Isso cabe a cada um decidir. Naturalmente, não seria prudente arriscar mais dinheiro num investimento do que se esteja disposto a perder.

Nenhum comentário: