segunda-feira, 19 de abril de 2010

Para Onde Leva

Já nos relativamente ricos EUA, os preços altos e a escassez levaram a marcante aumento dos roubos. Mais compradores idosos também têm sido apanhados roubando das lojas de alimentos. Como disse certa senhora de 68 anos quando foi apanhada surrupiando alguns tomates: “Eu simplesmente não tinha dinheiro para comprá-los.”

Quando tal comportamento se difunde mais numa época que é reputada de ‘máxima prosperidade’, o que se pode esperar quando as condições ficarem ainda mais graves? No artigo do Sunday Telegraph de Londres, disse P. Worsthorne: “Para ser absolutamente franco, meu receio é que este país [a Grã-Bretanha], como o resto do mundo industrial, esteja caminhando para um período de cruel turbulência e tensão políticas, à medida que as massas . . . comecem a sofrer, ou pensem que sofrem, um declínio em seu padrão de vida.”

Certo indício do jeito como talvez caminhem as coisas pode ser obtido do que acontece na Índia. Ali, o Times da Índia, conservador, disse sobre aquele país: “Em toda a parte há sinais de contendas e de inquietação, entre os jovens, entre os trabalhadores nas fábricas e nos campos, e, o mais ominoso de tudo, entre aqueles que operam o Governo.” O governo indiano admitiu que o país encara sua pior crise econômica desde a independência.

Nos Estados Unidos, a Times Magazine de N. I. falou do “crescente senso de frustração” entre as pessoas graças à inflação. Adicionava: “Todos os males, todos os pontos de inflamação, todas as ameaças à ordem e à estabilidade social promanam da mesma fonte — a inflação crônica, que gera injustiça social com a velocidade do vírus da febre. . . . os pobres e os idosos são as primeiras vítimas da febre, mas não são as últimas. A amarga tensão social é o resultado certo da inflação.”

Por isso, através do mundo, as economias da maioria das nações acham-se em profundas dificuldades devido à inflação. O fato de que isto acontece em todo o mundo ao mesmo tempo, com tamanha persistência e severidade, é deveras ímpar na história — e também altamente significativo.

Nenhum comentário: