segunda-feira, 19 de abril de 2010

Invista com cautela

A aparente facilidade de negociar ações via Internet e obter acesso a informações antes reservadas aos operadores e profissionais da área fez com que muitos investidores passassem a negociar do terminal do seu computador, comprando e vendendo ações por período integral. Alguns abdicaram de carreiras lucrativas para trabalhar nisso o dia inteiro. O que os levou a isso? “O atrativo é óbvio”, explica a revista Money. “A pessoa não tem chefe, tem todo o controle sobre como e quando negociar, e tem um potencial — pelo menos é o que lhe parece — de ganhar muito dinheiro.” A revista cita um homem de 35 anos que largou um emprego com renda de 200.000 dólares anuais para negociar ações em casa. “De que outra forma você poderia livrar-se de estoques, de funcionários, não pagar aluguel e ganhar a vida só clicando no mouse?”

Os especialistas alertam que negociar ações não é tão fácil quanto pode parecer a um novo investidor. Certo psiquiatra especializado em lidar com casos de estresse relacionados com a bolsa diz: “As pessoas se iludem achando que negociar ações é fácil, mas gostaria de alertar que é a maneira mais difícil de ganhar dinheiro rápido.” O fluxo infindável de notícias e conselhos financeiros tem os seus efeitos adversos. Paul Farrell, já citado, diz: “A implacável onda de informações que passa em ritmo frenético diante do aplicador — tanto o investidor que trabalha para si como o que trabalha para uma instituição — está tendo um grande impacto psicológico: nervos à flor da pele, frustração, estresse.”

O excesso de confiança também pode ser um laço. A colunista financeira Jane Bryant Quinn alerta sobre uma atitude perigosa entre os investidores: ‘Se você acha que domina a situação — ou o mouse — pode acabar se saindo mal. Você acha que sempre poderá intervir em tempo.” Ela acrescenta: “Por termos acesso a informações usadas pelos profissionais, começamos a achar que somos profissionais.” Apesar das histórias amplamente publicadas de investidores que ficaram ricos de um dia para outro no mercado de ações, negociar ações tem riscos inerentes. Alguns investidores tiveram sucesso. Outros sofreram grandes perdas.

Os consultores de investimentos aconselham prospectivos investidores a examinar os antecedentes e as perspectivas de uma empresa, a demanda por seus produtos, a competição de outras empresas e vários outros fatores antes de decidir comprar suas ações. Essas informações com freqüência podem ser conseguidas mediante corretoras e outras instituições financeiras. Muitos investidores procuram aconselhamento financeiro antes de comprar ações. Analisando o ramo de uma empresa, um investidor pode também ter certeza de que seu dinheiro não será usado para apoiar um empreendimento que contraria a ética. — Veja Despertai! de 8 de julho de 1962, páginas 21-3.

Nenhum comentário: